Bioinformática é uma área de pesquisa que envolve o uso de técnicas da ciência da computação para manipulação de dados biológicos, permitindo análises de imensas quantidades de dados e, assim, novas descobertas científicas.


Mas por que programar para a Bioinformática?

Bioinformática é uma área vinculada tanto a Ciência da Computação quanto a Biologia, então cabe ao bioinformata ter conhecimento em ambas as áreas. E dominar uma linguagem de programação com precisão é um recurso que pode ser determinante para explicar ou não um problema biológico.


Além disso, programar ajuda a aperfeiçoar o raciocínio lógico, as habilidades analíticas e, acima de tudo, programar é muito divertido!


Boa parte das pessoas que adentram o mundo da programação acredita que programar seja difícil. Talvez realmente seja no começo, mas quando se começa a praticar, se torna algo simples e natural. É como andar de bicicleta! No começo você acha que vai cair, mas depois que você anda pela primeira vez, percebe o quão simples era. A única diferença é que se você aprender a andar de bicicleta, provavelmente se lembrará de como fazer isso pelo resto da vida. Infelizmente, para a programação não é assim! Tente se lembrar de como é a sintaxe de uma função que você usou uma única vez em toda sua vida há 5 anos atrás. Não é tão fácil assim! Programação é prática!