[eOS] Conceitos - Cliente Ideal

Neste episódio, discutimos a importância de encontrar o cliente ideal, conhecendo seus dados demográficos e psicográficos. Também abordamos o uso da inteligência artificial e avatares como estratégias úteis. Mais informações nos próximos episódios.

Bruno Picinini

Notas do Episódio

Capítulos

0:00:02 Definindo o cliente ideal e a importância dele
0:02:06 Critérios para escolher o cliente ideal
0:04:06 Escolhendo o cliente ideal com base no valor agregado
0:05:15 Identificando problemas e características demográficas e psicográficas do cliente ideal
0:06:44 O triângulo CDDS e a influência das emoções no cliente ideal
0:08:06 A importância de entender o mercado e os clientes
0:09:02 Criando um perfil resumido do cliente ideal

Sumário

Neste episódio, vamos falar sobre o cliente ideal. Tony Robbins disse uma vez para nos apaixonarmos pelo nosso cliente e que se gastarmos tempo pensando na concorrência em vez de pensar em nosso cliente, não teremos tanto sucesso. Portanto, devemos dedicar nosso tempo a pensar em como ajudar nosso cliente da melhor maneira possível, em vez de nos preocuparmos com o que os concorrentes estão fazendo. Muitas vezes, as pessoas se concentram apenas em promover seus produtos, esquecendo a importância de ter um bom produto que agregue valor e gere resultados.

Para escolher nosso cliente ideal, precisamos considerar quem paga nossas contas, quem somos capazes de agregar mais valor, quais problemas resolvemos e quais são os dados demográficos e psicográficos desse cliente. Devemos ser específicos e direcionar nossas mensagens para atender às necessidades desse cliente em particular.

Um dos avatares que podemos usar é um amigo, um arquiteto, para ajudar a ter mais clientes. É importante direcionar a mensagem para uma pessoa específica, em vez de uma mensagem genérica. Para identificar o cliente ideal, é necessário conhecer seus demográficos e psicográficos, como suas crenças, valores, desejos e dores. O palestrante ressalta a importância de parar e pensar profundamente sobre quem queremos ajudar e entender suas emoções. Podemos usar um gráfico de emoções para entender onde e como os clientes se situam.

O uso da inteligência artificial será abordado nas próximas aulas, mas neste momento, é fundamental ter conversas com as pessoas para entender melhor o mercado. Existem duas maneiras de criar o perfil do cliente ideal: uma versão completa para ter uma visão geral e uma versão resumida para uso em conjunto com outros prompts. Esta aula é apenas uma introdução para nos fazer refletir sobre o cliente ideal, e teremos mais informações nos próximos prompts.

Resumo

Neste episódio, discutimos como encontrar o cliente ideal. Devemos nos concentrar em ajudar nosso cliente, em vez de se preocupar com a concorrência. Para isso, precisamos conhecer seus dados demográficos e psicográficos e direcionar nossas mensagens para atender às suas necessidades. A inteligência artificial e a criação de avatares são estratégias úteis. Teremos mais informações nos próximos episódios.

Tags

cliente ideal, necessidades do cliente, dados demográficos, dados psicográficos, mensagens direcionadas, inteligência artificial, criação de avatares
Edit TRANSCRIÇÃO Remove Highlighting Add Audio File
Export... ?

TRANSCRIÇÃO

Definindo o cliente ideal e a importância dele


[0:02] O cliente ideal. Vamos agora definir que a gente partiu de uma definição geral, de mercado, expert, Vamos agora falar da pessoa que mais interessa, que é você, que é meu cliente, mas no caso o seu cliente.
Então uma frase do Tony Robbins, que acredito que foi ele que falou, mas podia ser qualquer pessoa, é Apaixone-se pelo seu cliente. Ou foi o Jay Abraham.
Acho que ambos falaram a mesma coisa.
Porque é o seguinte, se as pessoas investissem o tempo que elas gastam pensando na concorrência, pensando em tudo que pode dar errado e que os outros estão fazendo ou deixando de fazer, que falaram ou deixaram de falar e dedicassem esse tempo pra pensar no seu cliente, com, certeza ganhariam muito mais.
Porque até, assim, impressionante, assim, eu vou dizer que porque eu também já sofri com isso, tá?
E continuo a sofrer. Às vezes a gente se preocupa tanto, o que o mercado tá fazendo, o que tal pessoa fez, o que tal concorrente fez, será que assim, é assado e vai tomar espaço, eu vou crescer, não vou crescer.

[1:19] E no final, a gente esquece de dedicar mais tempo a pensar, no meu caso, em você.
Porque eu sei que se eu dedicar toda a minha energia mental para só te ajudar da melhor maneira, sempre vai ter espaço para o meu negócio.

[1:35] Porque as pessoas focam até demais, a gente vai ver isso ao longo aqui do que a gente vai falar, principalmente na parte do curso, na importância de um produto melhor do que a promoção.
As pessoas focam demais só na parte da promoção, de só promoção vender, e esquecem da essência de um bom produto.
Não pensam o suficiente como realmente agregar valor e gerar resultado para essas pessoas e por isso que elas não crescem.
Então cuidado para não perder tempo onde não precisa. Como a gente vai escolher o seu cliente ideal?

Critérios para escolher o cliente ideal


[2:06] A gente tem quatro critérios aqui, se não me engano, que eu coloquei.

[2:10] 1. Quem paga as contas hoje? Depois eu já vou abrir cada um deles.
2. Quem você mais agrega valor? A gente já aprendeu como fazer isso.
3. Começando pelo problema, demográficos e psicográficos com inteligência artificial.
Que são alguns prontos que a gente vai usar para rodar isso.
Então, começando pelo número 1. Quem paga as contas hoje?
Por que isso é importante? Por que eu trago essa foto em específica?
Porque isso é uma história que uma vez eu ouvi falar do Dan Kennedy, que ele tinha um cliente que ele trabalhava com serviços de.
Era serviços basicamente para achar noivas para americanos. Porque eram pessoas que estavam cansadas daquelas americanas que enchiam o saco dele e ele queria outras esposas que geralmente era alguém, por exemplo, do sudeste asiático.
O tipo de pessoa geralmente com figurino mais magro, eram mais dóceis, digamos assim, etc, etc.
E nisso, eles olhando o mercado dele, Eles se deram conta que, dentro dos clientes deles, aqueles que mais pagavam, que mais tinham lucro, eram geralmente motoristas de ônibus que tinham sido pelo menos duas vezes divorciados.
E aí é um pouco daquele caso, que o cara casou cinco vezes, mas era sempre a esposa que era maluca, não ele.

[3:23] Mas enfim, conversas à parte, isso que eles identificaram. Em vez de criar uma mensagem genérica, eles direcionaram tudo só para isso.
O próprio Alex Ormoso fala da mesma coisa de quando começaram trabalhando com qualquer pessoa que trabalhava com saúde, personal trainer, etc., e se deram conta que o melhor deles disparado era quem tinha uma academia e um contrato assinado para uma academia em um galpão onde fosse.
Eles passaram a só aceitar clientes desse tipo, porque era quem mais valia para eles, quem eles mais agregavam e que no final dava mais resultado.
Então é importante a gente definir isso, que é o que a gente vai olhar. Segundo.

Escolhendo o cliente ideal com base no valor agregado


[4:06] Esquecendo tudo lá fora, quem que tu mais agrega valor, quem que você mais consegue agregar valor?
Porque o tamanho do mercado em si, porque às vezes o que acontece?
A gente, ah, determinado público eu consigo agregar muito valor, como fazer tal coisa específica.
Aí tu pensa, pô, mas não sei se tem público suficiente pra isso.
Pode ser, às vezes é tão, tão, tão específico, pode ser meio complicado.
Mas hoje em dia na internet, Felizmente, conseguimos de alguma maneira alcançar essas pessoas, o que no passado era um grande problema, porque era um gato perdido em cada lugar e nunca tínhamos contato com essas pessoas.
Hoje, a não ser que seja um caso de crianças que talvez ainda não tenham acesso ao celular, se bem que hoje em dia, a partir de qual idade, ou pessoas muito mais velhas que vivem em um ambiente rural, que talvez, e mesmo assim, já não seja um impedimento tão grande.
Quanto mais você agrega valor, porque depois a questão do tamanho do mercado, muitas vezes a gente consegue resolver com o preço.
Daí a gente pode cobrar, e deve cobrar, um valor maior, o que vai fechar a conta do nosso negócio.
Mas isso a gente vai ver depois. Terceiro, começando pelo puro e simples, problema.

Identificando problemas e características demográficas e psicográficas do cliente ideal


[5:15] Que problemas você resolve?

[5:18] Quais são os problemas que você resolve? Isso é um ótimo indicativo de como acertar esse ponto específico.
Que problemas você resolve?
E por último, demográficos e psicográficos. Para identificar o seu cliente ideal, quem são, onde vivem, quanto ganham, entender quem é aquela pessoa, fazer aquela técnica de colocar uma foto de uma pessoa, esse aqui é o meu público.
Por exemplo, quando eu trabalhei há um bom tempo ensinando marketing para profissionais.

[5:46] Um dos meus avatares era um amigo meu que eu tinha a foto dele e usava ele como referência.
Eu quero ajudar esse cara a ter mais resultado. o cara que é arquiteto e eu quero ajudar ele a ter mais clientes, como é que eu falaria com ele se ele estivesse na minha frente? Isso ajuda em muito a criar todo o curso, toda a metodologia e a venda, porque eu vou ter agora uma pessoa específica que eu estou direcionando a mensagem e não uma mensagem genérica, vocês, venham cá que eu vou ajudar, que é o pior erro que tu pode fazer. Então, demográficos, e psicográficos, como agem, o que pensam, etc. Isso tudo vai ajudar. Próximo que nos ajuda a o cliente ideal, o triângulo CDDS, que são crenças, o que elas acreditam em relação ao que você faz, ganhar dinheiro é fácil, é ruim, é imoral, é ilegal, sobre o tempo e tantas outras coisas, família, valores, desejos, dores, o que incomoda elas e sentimentos, como se sentem.

O triângulo CDDS e a influência das emoções no cliente ideal


[6:44] Isso, se você não tem claro, vale a pena dedicar um tempo para pensar, mas com os prompts agora que a gente já vai ver nas próximas aulas, vai ajudar a extrapolar para identificar um pouco mais dessa questão. Mas nada substitui realmente tu parar e pensar.

[6:59] Gravar muito bem, de maneira aprofundada, na tua cabeça quem é aquela pessoa.
Realmente se dedicar a entender quem tu tá querendo ajudar.
E aqui um gráfico rápido de emoções, que geralmente é um resumo que as pessoas fazem, isso aqui tem inglês, procurar gráfico de emoções, tu vai achar alguma versão disso, que eu acho legal ver pra tentar pensar e tentar, assim, considerar em relação ao teu cliente, Porque do latim, inclusive a palavra emoção é de se não me engano, e movere, ou seja, literalmente o que causa a ação.
É por isso que a gente vende na emoção e justifica na lógica.
Porque é a emoção que tem essa energia para fazer a gente andar.
Tem até aquela analogia que o nosso cérebro é o cara que está em cima do elefante.
O elefante é as nossas emoções que tem muita força, mas às vezes meio desgovernada.
Então é mais ou menos essa analogia.
Esse é um gráfico interessante para a gente entender melhor onde e como os nossos clientes se situam.
E isso a gente vai acelerar com o IA, a gente vai criar um perfil completo do nosso cliente usando a inteligência artificial, que a gente vai ver na próxima aula.

A importância de entender o mercado e os clientes


[8:06] Mas como eu avisei, nada substitui uma boa conversa. Tu realmente falar com essas pessoas e entender teu mercado porque tu já fazia isso antes, continua a fazer e vai fazer ainda mais conforme tu tiver mais clientes.
Mas a gente vai acelerar o que for possível para facilitar a nossa vida.
E nisso tem duas maneiras.
Tem o perfil do cliente ideal, que é completo para uma visão geral.
E o PCI Turbo, que é o que é mais resumido, mas que a gente vai usar para prompts.
Porque o primeiro ali, tu vai ver, ele é super completo, ele vai te ajudar e muito a entender teu cliente, mas muitas vezes ele não cabe para a gente usar junto com outros prompts que a gente combina, que a gente vai na parte de engenharia de prompt, a gente, A gente fala bastante sobre isso, onde a gente usa o perfil do cliente, mais um outro prompt para desenhar mecanismos únicos ou criar títulos e fica faltando algo.
Então esse aqui, o de baixo, o turbo, ajuda nesse sentido.

Criando um perfil resumido do cliente ideal


[9:02] Ele é uma versão resumida para a gente usar em conjunto com outros, beleza?
Então essa aqui é uma aula de introdução para pensar sobre o cliente ideal.
Agora a gente vai ver na parte ali do que eu falei dos próximos dois prompts, que vão que vão te ajudar a entender melhor e depois criar esse perfil resumido que tu salva como referência para usar em tantos outros prompts que tu vai aprender, não só prompts, mas tantas outras ferramentas de inteligência artificial que tu vai aprender ao longo aqui do resto do treinamento.