O registro de nomes no Brasil é administrado pelo registro.br, que é uma organização ligada ao CGI – Comitê Gestor de Internet que é uma organização sem fins lucrativos responsável por regulamentar o uso da Internet no Brasil.

Para efetuar o registro de um nome, é necessário que você efetue um cadastro no site do registro.br e possua um CPF válido. A partir daí basta verificar a disponibilidade do nome através da ferramenta de pesquisa de registros na página principal, conforme a figura 12.

Para a manutenção do seu registro, é necessário o pagamento de uma taxa anual no valor de R$ 40,00 para domínios “.com.br”. Para outros subdomínios os preços podem variar. É obrigatório que você forneça o endereço IP dos servidores primário e secundário que manterão os dados do seu domínio. Estes servidores devem possuir IPs públicos, já que serão consultados por qualquer computador no planeta. Caso você não possua endereços IP públicos você poderá contratar o serviço de uma empresa de hospedagem que fornecerá os IPs para você.

Acesse o endereço https://dicasdehospedagem.com/ranking-melhores-empresas-de-hospedagem-de-sites-brasil/ e veja a lista de algumas empresas que mantêm este tipo de serviço.