Vamos entender aqui alguns aspectos especiais do katakana. Não se preocupe, pois não terá letras novas, apenas as letras que você já viu ao longo da unidade, mas com alguns detalhes a mais.
Esse tipo de som é representado com a presença de “dois risquinhos”(〃) no lado superior direto de cada letra. As letras que podem ter esses risquinhos são as das famílias カ(KA), サ(SA), タ(TA) e ハ(HA). Essas todas ficam da seguinte maneira:
Esse tipo de som é representado com a presença de um pequeno círculo (゜) no mesmo local no mesmo local que é escrito os “dois risquinhos”. As letras que podem ter esses risquinhos são as da família ハ(HA) e somente elas.
Chouon são os sons prolongados do japonês. Veremos mais sobre isso ao longo do curso, mas o que você precisa entender aqui é que funciona igual aos do hiragana. Porém no katakana, se usa só um “ー” logo após a letra que deve ser prolongada. Veja alguns exemplos:
ルール
ruuru
regra
カード
kaado
carta/cartão
チーズ
chiizu
queijo
Sokuon são basicamente as consoantes duplas e se pronuncia como se fosse um “pequeníssimo soluço”. Esse som é representado pelo ツem tamanho reduzido. Compare o tamanho dos dois um ao lado do outro: ツ ッ. A palavra “petto” em japonês, significa “pet”(bichinho de estimação). Como tem dois “T”, um ao lado do outro, você precisa pronunciar essa leve “travada” na hora de ler a palavra. É como se fosse ler a palavra separada, então seria como ler “PE” e depois “TO”. Assim, você consegue pronunciar esse som do japonês. Lembrando que a consoante que vem duplicada é sempre a que vem logo após o ツ pequeno. Veja mais alguns exemplos:
カット
katto
corte
ネット
netto
rede/internet
セット
setto
set/combo
Youon são os sons formado pela combinação das letras que terminão com “i” + “ヤ”, “ユ”ou “ヨ”.