[eOS] Crenças - Por que IA

Neste episódio, discutimos a importância da inteligência artificial em nosso futuro e a necessidade de aproveitar suas vantagens competitivas.

Bruno Picinini

Notas do Episódio

Capítulos

0:00:02 A importância da inteligência artificial na vida e nos negócios
0:01:07 O medo em relação às mudanças trazidas pela IA
0:02:39 A urgência em aprender a usar a IA e estar na frente

Sumário

Neste episódio, discutimos a importância e o impacto da inteligência artificial em nosso futuro. Enfrentamos uma mudança significativa na sociedade que desafia todos os sistemas estabelecidos. Essa mudança pode afetar nossa compreensão do que significa ser humano, a dinâmica do capitalismo e até mesmo a necessidade de trabalhar. Profissões que eram consideradas estáveis agora estão em risco. Lidar com tantas incertezas pode ser difícil para o nosso cérebro, mas é importante não deixar o medo nos paralisar. A coragem é agir apesar do medo. Em vez de nos escondermos do futuro, devemos aprender a utilizar a inteligência artificial antes que seja tarde demais. Meu objetivo é garantir que estejamos à frente dessa onda de transformação e aproveitemos as vantagens competitivas que a IA tem a oferecer. Não é obrigatório adotar a IA em todos os aspectos do seu negócio, mas sua utilização pode aumentar consideravelmente suas chances de sucesso. Muitas tarefas manuais podem ser simplificadas e aceleradas com a ajuda da IA. Não se trata de questionar se devemos utilizar a IA ou não, mas sim de quando começaremos a utilizá-la. Compartilho meu conhecimento e experiência nesse mercado específico para ajudá-lo a compreender e aproveitar essa vantagem competitiva.

Resumo

Neste episódio, discutimos a importância e o impacto da inteligência artificial em nosso futuro. Abordamos a necessidade de utilizá-la para aproveitar suas vantagens competitivas.

Tags

inteligência artificial, futuro, importância, impacto, necessidade, vantagens competitivas, tecnologia, inovação, automação, evolução
Edit TRANSCRIÇÃO Remove Highlighting Add Audio File
Export... ?

TRANSCRIÇÃO

A importância da inteligência artificial na vida e nos negócios


[0:02] Por que inteligência artificial? É uma pergunta importante que eu quero garantir que tu tenha uma boa resposta antes de a gente continuar aqui.
Acredito eu que se tu já tá aqui dentro, é porque de certa maneira tu já comprou a ideia de que I.A. é importante na tua vida e no teu negócio.
E, na minha opinião, não é só que é importante, é legal de se ter, mas é que é fundamental, que tu use e aprenda a usar o quanto antes.
É grande demais para ser ignorado. Eu costumo brincar que é inignorável, que é uma palavra que não existe no português.

[0:40] Mas esse é o ponto.
Tem tantas outras coisas que não existem nesse momento e que vai ser assim, ó, para aparecer. Então, vamos por partes. Primeira coisa, por acaso tu tem medo de A?
Que é uma pergunta bem válida. E a minha resposta, eu sim. Eu tenho bastante medo de ir lá, por quê?
Porque nós estamos diante de uma mudança gigante na sociedade, em que todos os nossos sistemas de como a gente cresceu estão sendo desafiados.

O medo em relação às mudanças trazidas pela IA


[1:07] Talvez mude a maneira como a gente vê o que é definir o que é ser humano, como é que o capitalismo funciona, o que significa trabalhar, será que a gente vai precisar continuar trabalhando.
Profissões que antes eram ditas muito seguras, do tipo programador, profissão do futuro, Hoje eu já não tenho certeza, então eu tenho uma grande chance de dar muito certo ou muito errado.
E olha, eu leio diversos livros, eu escuto diversos podcasts, eu vou atrás de diversas entrevistas com algumas das mentes mais brilhantes do mundo que estão na frente disso tudo, e eles também não sabem.
Mal conseguem prever daqui assim, olha, um ano talvez, daqui dois anos, não tem a mínima ideia. Então, sim, isso dá medo, incógnita dá medo, nosso cérebro não lida muito bem com incertezas.
Agora, por que é importante falar isso?
Porque ter medo é ok.

[1:58] Ter medo não é problema, coragem não é a falta de medo, mas sim agir apesar do medo, então não tem problema ter medo, isso é normal, só o que eu não quero que tu faça é se esconder no teu casulo e não sair de lá de tanto medo, porque tu não sabe como isso vai acontecer.
Isso não faça, por favor, porque é como eu falei em outros lugares.
E há, ou tu olha agora e já começa a aprender a usar, Ou tu vai ser forçado a fazer isso depois numa emergência porque tu vai ficar tão pra trás de outras empresas que estiverem usando. Portanto, o meu objetivo aqui é já te ajudar a colocar no pelotão de frente, pra gente pegar esse tsunami enorme, gigante, que a gente nunca viu antes.

A urgência em aprender a usar a IA e estar na frente


[2:40] E estarmos na frente quando ainda é possível e mais fácil surfar essa onda. Esse é o meu grande objetivo. Beleza? Agora, por que IA? Será que tu precisa obrigatoriamente fazer tudo aqui será que tu precisa usar IA pra criar teu negócio? E a verdade é que não.
Assim, eu comecei lá em 2010, quando eu tinha que programar as coisas manualmente, HTML, conectar com o Hotmart na área de membros e tudo dava errado. E tem como, mas eu pergunto por quê.
Outro dia apareceu no meu YouTube uma menina falando, eu não quero usar o IA, eu não preciso de ajuda pra pensar, eu sei pensar sozinha. Sim, eu também sei pensar sozinha, mas não é esse o se nós formos fazer um teste e nós podemos usar o Google ou não usar o Google para fazer esse teste.
Tu concorda que a gente tem mais chance de tirar uma nota mais alta se a gente puder usar o Google?
E a mesma coisa para o ChatGPT. Agora substitua teste por vida, negócios, empreendedorismo.
Tu vai ter uma chance muito maior se tu pode usar o Google e as inteligências artificiais para te ajudar no que tu precisa. Então, muito do que antes tu teria que fazer manualmente, e eu teria que talvez criar uma aula aqui de...

[3:48] 30, 40 minutos cheio de exceções pra te ajudar a dar uma resposta do que tu tem que fazer.
Hoje, talvez com 8, 12 minutos, eu te dou uma visão geral do que tu precisa.
Depois, com as ferramentas certas e os prompts certos, eu já te jogo lá na frente.
Eu já acelero, porque vem a IA com seus 175 bilhões de parâmetros ou mais, entende o que a gente precisa, conecta com algumas informações que ele precisa e pum!
A gente tem a chance de ter um resultado esperado muito maior.
Então, pra mim isso não é uma questão.
Não é uma questão de será que eu preciso ou não usar. Pra mim a questão é quando tu vai começar a usar.
Agora, enquanto tu ainda tem tempo de aprender, ou quando o mercado te forçar a usar?

[4:31] Pra mim essa é a maneira que eu vejo. Portanto, aqui estou e eu tento o máximo possível passar o que eu aprender direcionado pra esse mercado específico, que já tem muita coisa pra gente desvendar, que é de um mercado de experts.
Principalmente nesse modelo de negócios que eu estou te ensinando aqui, de um sistema operacional, que é a ideia, a filosofia por si, que é mais do que um curso, que tem a possibilidade de crescer, cobrar um ticket maior, agregar mais valor do que simplesmente só aulas gravadas dentro de um portal, de uma plataforma. Ou, no outro lado, mentorias que envolvem outro tipo de trabalho. Então, Essa ideia, resumindo, sim, tenha medo, é normal ter medo, mas não se esconda e use a IA o máximo possível, que é o que eu vou tentar te ajudar a fazer aqui, porque Isso é uma vantagem competitiva enorme que simplesmente não dá para ignorar.