SUPORTES E RESISTÊNCIAS:

Os conceitos e as aplicações de suportes e resistência são alguns dos mais elementares e úteis nas estratégias de trading com ativos da Bolsa de Valores.

Além de compreender a movimentação das tendências, o rompimento de regiões (pisos e tetos) de preços ampliam a possibilidade de ganhos e pedem um novo olhar sobre o gerenciamento de risco

Os níveis de suporte e resistência são tidos como essenciais para entender a psicologia do mercado e a lei da oferta e da procura.

Neste artigo, vamos entender o que são esses conceitos e regiões de preços na prática, demonstrar com alguns exemplos e aprender que tipos de operações para realizar e obter ganhos maiores. Leia o conteúdo até o final e se torne um trader mais completo e preparado para entender o mercado.

Logo de cara, vamos compreender o que significam esses conceitos na Análise Gráfica. Como você sabe, os gráficos do mercado apresentam a movimentação do preço de um ativo no eixo Y em relação ao tempo no eixo X. 

Então, quando a movimentação da cotação chega a valores em que encontra dificuldades de ultrapassar, seja para cima ou para baixo, se estabelecem "pisos" e "tetos" que marcam a psicologia dos investidores e os limites em que vendedores e compradores estão dispostos a receber ou pagar.