Olá, tudo bem?
Com certeza, você já deve ter escutado alguém se referir a uma habilidade técnica com a seguinte expressão: faço isso de olhos fechados. Essa expressão carrega consigo alguns elementos interessantes de serem discutidos. Pensemos nessa situação de modo literal. Imagine um atleta experiente executando um lance livre no basquete de olhos vendados. É possível que ele ou ela tenha um bom aproveitamento nesse fundamento.
Então, será que a repetição é a única alternativa para se chegar a uma eficiência no gesto motor capaz de fazer com que o indivíduo possa alcançar certo desempenho "de olhos de fechados"?
Quando trazemos um exemplo pra uma situação, diferente de exemplo, mais dinâmica e que representa uma ação corrente de jogo. Conseguimos a mesma eficiência no "fazer de olhos fechados"? Seria esse um objetivo do treinamento? Ou o objetivo poderia ser facilitar que a atleta conseguisse maior eficiência em captar informação do ambiente e traduzi-las em respostas motoras mais adaptativas e eficientes? Quais processos estariam envolvidos nessa situação?
Vejam esses dois exemplos abaixo e deixem nos comentários quais capacidades motoras e cognitivas podem explicar essa eficiência em situações tão difíceis.
Cristiano Ronaldo:
Klay Thompson: