( Leia o texto, ele sempre irá complementar a aula e pode te esclarecer pontos levantados na aula ).
Entre nós artistas há uma aura de que o que fazemos é sagrado e precisa vir de dentro. E daí criamos a nossa arte para o mundo e infelizmente muitos acabam acreditando que isso é o suficiente para que as pessoas venham se aglomerar para consumir.
E a realidade é bem mais dura do que isso. Na grande maioria das vezes a única pessoa que realmente liga para a nossa arte, somos nós mesmos e talvez as nossas mães hahaha. O restante das pessoas se importam mais com a própria narrativa, com o que está acontecendo com ela, com o que ela deseja alcançar ou o que aquilo pode acrescentar a vida dela.
E isso infelizmente faz com que muitas pessoas sofram pra vender, quando vender deveria ser fácil, mas para que seja fácil precisamos mudar o base de como olhamos um produto. Esse processo precisa ser muito menos centrado em nós e o que nós queremos e muito mais voltado para o que o cliente que vamos atender deseja ou precisa.
E pra já aprofundar um pouco mais, não é qualquer cliente. Precisamos selecionar um recorte da população. Um tipo de pessoa. Um nicho! Ou seja, pessoas que tenham gostos parecidos, que tenham sonhos e desejos parecidos.
Por exemplo, nós artistas. Ou nós vendedores de commissions somos um Nicho.
Vocês podem não ter percebido, mas há meses eu fiz essa escolha do nicho que eu queria atender e eu escolhi falar com o nicho de artistas de commissions. Naquela decisão eu resolvi tentar ver o mundo através da ótica de quem vende commission. Qual era os sonhos, quais eram as dificuldades, como eu poderia ajudar, como eu poderia atrair vocês para o meu Instagram, como eu poderia ajudar e também como eu poderia vender o meu produto a vocês. ( Alguns de vocês inclusive eu acredito que tenhamos conversado lá no início, quando eu conversava com pessoas para entender mais a fundo os sonhos e desejos do nosso nicho ). Todo esse processo é o que eu vou ensinar a vocês. Como escolher um nicho, formar um público e vender o seu produto. No caso de vocês commissions, mas poderia ser curso, poderia ser produtos como quadros, rações para pet, camisas, o que você imaginar, desde que converse com as necessidades do nicho que você escolher. Você vai aprender a vender qualquer coisa. E farei isso te explicando como vender commissions.
E essa tática está presente em todos os mercados. Por exemplo no vendedor de água na praia. Você não vê ele gritando "olha o café quentinho" lá no meio da praia. Pelo contrário. Ele entende as necessidade do cliente dele. Entende o meio em que o cliente está inserido. Quase todo mundo que está ali, está lá a muito tempo, no sol, no calor e esse público acaba ficando com sede ou com calor. E é por isso que os vendedores de praia passam vendendo água, picolé, chá gelado. São produtos que atendem as necessidades do cliente que ele escolheu ter. Se ele escolhesse vender café ( porque é isso que ele gosta e deseja vender ) provavelmente ele iria passar muitas dificuldades pra vender, como a maioria de nós vendedores de commissions quando damos prioridade ao que queremos vender ao invés de escutar e produzir algo que o nosso público deseja.
Há como se fazer o que ama e ainda estar atendendo a um nicho e também dá pra se amar o que se faz para atender um público mesmo não sendo aquilo que faríamos como hobby. O importante é que no começo você não coloque a sua vontade acima do desejo ou necessidade do seu público alvo, certifique-se de que a sua prioridade é atender da melhor forma, produzindo o produto mais relevante a eles e assim você estará em um caminho de sucesso. Depois vemos como amar esse processo. No máximo, você produzirá por dinheiro e fará outros projetos pessoais com hobby, onde você poderá produzir o que tanto ama, mas mesmo nesse caso, não é como se estivéssemos largando tudo e indo trabalhar em uma are completamente diferente, sem ilustrar, sem produzir nada. Dá pra ser feliz.
Então, niche, não tenha medo! E leve os desejos do seu público como prioridade. Esse é o caminho ideal para começarmos qualquer negócio de sucesso.
Espero vocês na próxima aula! Até mais.