A forma como se dá a conexão física dos equipamentos em uma rede é chamada de arquitetura de rede ou topologia física.
A topologia física representa a ligação física dos equipamentos da rede, ou seja, representa a disposição real dos equipamentos em relação aos outros, considerando inclusive o cabeamento e equipamentos de interligação, como o switch, por exemplo. É o que vemos quando olhamos para a nossa rede.
Dentre as formas mais utilizadas atualmente temos a arquitetura ponto a ponto e a estrela.
Além da topologia física também temos a topologia lógica, que tem mais a ver com os protocolos de comunicação utilizados na rede, e não a disposição dos equipamentos nela.
A ligação ponto a ponto ocorre entre dois equipamentos diretamente, sem a necessidade do uso de qualquer outro equipamento de interligação. Um exemplo desta arquitetura é quando você conecta o seu smartphone ao do seu colega através de bluetooth para a troca de algum arquivo. Outro exemplo seria a interligação de dois PCs, através de um cabo de par trançado, ligados diretamente as suas interfaces de rede.
A arquitetura estrela é atualmente a mais utilizada. Ela consiste na interligação de todos os equipamentos da rede através de um Switch, que é um equipamento centralizador e por onde passa todo o tráfego da rede.
A arquitetura barramento foi uma das primeiras arquiteturas de rede utilizadas pelas redes Ethernet. Os computadores eram interconectados através de um cabo coaxial, onde cada PC era “pendurado” neste cabeamento principal (barramento). Posteriormente passou-se a utilizar um equipamento chamado “hub” que simulava o barramento.